quinta-feira, 8 de março de 2012

Hoje é dia da mulher e apetece-me de falar da minha mãe, pode ser?

O facto de ser mãe tem acordado alguns fantasmas...
Quanto mais olho para a minha filha, menos entendo a nossa relação de mãe/filha... Eu sinto uma necessidade constante de proteger a minha filha, até de mim, por isso não entendo como é que pude ser tão desprotegida...
O facto da minha mãe ser tão paciente e tão querida com a minha filha perturba-me, confesso...Tenho medo que a obsessão que ela sente por ela se transforme num amor doentio, algo parecido com a nossa relação... Não quer que se crie nenhuma dependência emocional entre elas porque sei o quanto dói e destrói...
Não quero que haja nenhum tipo de chantagem emocional entre elas nem nenhuma inversão de papéis.

Estarei eu a ficar paranóica? Serei eu injusta?

Só sei que sinto um alívio por ela ter ido embora e por não ter que lidar com ela e com este dilema todos os dias.
Tentei relaxar e deixei-a completamente à vontade com a neta embora me apetecesse controlar tudo...
Não gostei de a ver constantemente aos beijos com ela, não gostei que ela lhe desse de comer todos os dias, não gostei dos comentários e das comparações comigo em criança e odiei fingir que éramos uma família feliz mas ... aguentei, pela minha filha, pelo meu pai, por mim.

Agora sinto um vazio, um medo de falhar enorme...

2 comentários:

  1. Não vais falhar, isso acontece a todas nós, mães.
    À medida que te fores habituando a ser mãe, vais ganhando auto-confiança, vais-te apercebendo que tu és a pessoa que melhor conhece a tua filha, vais distinguir cada choro, cada ai da tua pequenina...
    E as avós são sempre um bocadinho assim, pelo menos a minha mãe era, ao princípio. Acham que nós ainda não sabemos ser mães e querem ajudar e de tanto quererem ajudar começam a atropelar-nos e nós a sentirmo-nos sufocadas e a achar que o filho/a é nosso e que somos nós que temos que estar com ele e que o amar mais do que ninguém.
    E a insegurança vai acabando por passar, apesar de continuarmos sempre a ter dúvidas, mas estas fazem parte da continua aprendizagem que é ser mãe.
    Beijinhos e sossega esse coraçãozinho

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Mammy. As tuas palavras realmente sossegaram-me!Não tenho dúvidas, realmente ninguém conhece melhor um filho do que a própria mãe!beijos e obrigada pela força!

    ResponderEliminar